Comidinhas · Filhos

Nossos 1os Cupcakes

cupcakes

Depois de muita enrolação e de uma batedeira quebrada, finalmente conseguimos fazer os cupcakes tão esperados pelas crianças e por mim.

Peguei a receita no blog Cupcakes, mas como tive a impressão de que a cobertura sugerida era muito gordurosa, acabei alterando para uma receita básica de trufa. Após a cobertura, as crianças enfeitaram cada bolinho com confeitos coloridos. 🙂

Receita:

Ingredientes

3 ½ xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
250g manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras de açúcar (usei 2 xícaras e meia, porque era só o que eu tinha!)
4 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha (não coloquei porque não tinha também!)
1 xícara de iogurte natural ou coalhada
2 xícaras de banana madura amassada

Preparo

Pre-aqueça o forno – 160oC. Forre as formas de cupcakes com forminhas de papel e reserve.
Peneire a farinha de trigo, bicarbonato, sal e canela numa mesma tigela. Reserve. Numa outra tigela bata a manteiga por uns 2 minutos até que fique bem macia. Acrescente o açúcar de três vezes, batendo por uns 2 minutos após cada adição. Após a última adição bata bem por mais uns 3 minutos aproximadamente. Adicione os ovos um de cada vez, batendo por aproximadamente 1 minuto, antes de acrescentar o próximo. Por fim ponha o extrato de baunilha na mistura e bata até ficar com uma mistura bem cremosa. Acrescente 1/3 da mistura seca e misture delicadamente com uma colher de metal. Depois será a vez de acrescentar a ½ do iogurte/coalhada e ½ da banana amassada. Misture tudo delicadamente e depois repita novamente com o restante do iogurte e da banana. Coloque o restante da farinha e com uma colher de metal vá misturando delicadamente para que os ingredientes se incorporem bem. Divida os ingredientes igualmente entre as forminhas – preencha somente 2/3 de cada forma, pois eles crescem. Asse por 20 minutos aproximadamente e faça o teste do palito antes de retirar do forno. Transfira os cupcakes para a grelha assim que forem retirados do forno. Deixe esfriar antes de colocar a cobertura.

Cobertura

500gr de chocolate ao leite Diet
1 lata de creme de leite

Derreta o chocolate e misture com o creme de leite, reserve na geladeira para ganhar concistência mais rápido.

Rendimento: 35 cupcakes pequenos

Usei o chocolate Diet da Nestlé, pois a intenção era fazer bolinhos diet, porque a Nat tem um coleguinha que é diabético. Mas depois já tinha comprado esse chocolate, fiquei sabendo que o menino não esta indo na escola essa semana, por isso desencanei e usamos açucar na receita, mas o chocolate foi o diet mesmo.

Bom, as crianças se divertiram muito, adoraram efeitar os bolinhos e foi uma festa o lanche na escola no dia seguinte, quando eles levaram cupcakes para a turma toda de cada um.

Adorei, “matei a vontade” de fazer e comi somente 1 bolinho, pois 30 deles foram mandados para a escola… hehehe

bjos,