Programação cultural · Verde · Vida

Praça Victor Civita

“O que é a Praça Victor Civita?

Um espaço de reflexão, inspiração e informação sobre as questões ambientais e urbanas, originadoa partir da revitalização de uma área urbana degradada.

Gerida pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, a comunidade, o Itaú,a Even Construtora e a Petrobras,a Praça Victor Civita tem como objetivo tornar-se um ponto de alerta e referência para as questões ambientais, sem deixar de ser um espaço de integração e divertimento. Este Espaço Aberto da Sustentabilidade nada mais é do que um belo complexo dotado de equipamentos e programas de lazer, educação e cultura. A diferença com relação às praças e parques convencionais está no fato de que as atividades desenvolvidas na Praça Victor Civita fazem menção à educação ambiental.

Deste modo, ao fazer seu passeio, cooper ou ginástica, o visitante pode refletir sobre a preservação ambiental e as formas de reabilitação empregadas na área, de forma que compreenda seu papel na preservação do planeta.

A Praça Victor Civita-Espaço Aberto da Sustentabilidade é resultado de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura do Município de São Paulo e a Editora Abril em fevereiro de 2007. Os primeiros esboços do projeto, contudo, datam de 2001, quando foi assinado um protocolo de intenções entre o governo municipal e a Editora, originando uma parceria para viabilizar a revitalização do terreno localizado na Rua do Sumidouro.

O projeto físico compreende um deck de madeira legalizada, de diferentes espécies brasileiras (ipê, garapa e sucupira). Além de pista de caminhada, o deck serve como proteção para que os visitantes não entrem em contato direto com as áreas de solo contaminado. Trata-se de uma solução pioneira no Brasil, baseada em modelos internacionais. O projeto prevê a resistência necessária para receber um alto fluxo de pessoas, já que a Praçaé aberta diariamente, das 7h às 19h,com atividades gratuitas para a comunidade e visitas escolares.

Do lixo ao luxo…

Toneladas de resíduos foram processadas por mais de 40 anos no local onde hoje se localiza a Praça Victor Civita

O terreno de 13. 648 m2 que abriga a Praça Victor Civita, na Rua do Sumidouro, bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, encontra-se contaminado por metais pesados, além de outras substâncias tóxicas, resultantes da queima de resíduos domiciliares e hospitalares realizada no local entre os anos de 1949 e 1989. Cerca de 200 toneladas de lixo eram processadas diariamente no local, em duas câmaras de combustão.

Até o final de 2006, uma cooperativa de reciclagem, a Coopervivabem, fazia o trabalho de triagem de material no prédio do incinerador, sem máscaras, luvas ou qualquer proteção contra a contaminação da área. Após este período os cooperados foram transferidos para uma nova sede, na Vila Leopoldina.

Em 2001, a Prefeitura Municipal de São Paulo ofereceu o terreno para que o Grupo Abril implantasse uma praça pública. Mas os primeiros estudos feitos na área apontaram a presença de furanos e dioxinas acima dos níveis aceitáveis, o que levou os órgãos públicos responsáveis (Cetesb e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, com apoio da GTZ) juntamente com as equipes da Abril responsáveis pelo projeto a encontrarem uma solução economicamente viável e ecologicamente sustentável para reabilitar a área para uso público, sem oferecer quaisquer riscos aos visitantes. Em novembro de 2008, a cidade de São Paulo recebeu a Praça Victor Civita – Espaço Aberto da Sustentabilidade.”

E como abril está pra começar, veja AQUI a programação completa do que acontecerá na praça.

Destaque para a Contação de História com a Kiara terra, todos os domingos à 17hs. 🙂